1.6 Processo Seletivo
Resumo:
O Processo Seletivo corresponde ao processo de divulgação, avaliação e seleção dos possíveis trainees e é aplicado sempre no início do semestre.
O processo não é exclusivo do NUT, uma vez que a divulgação costuma ser responsabilidade da NAM e o orçamento responsabilidade do NOE para o controle do Planejamento Financeiro.
Divulgação:
A divulgação costuma ser responsabilidade do NAM e os meios utilizados costumam ser bem dinâmicos, como: postagens na página da CJR no Facebook e no Instagram, no site da CJR, postêrs feitos no Illustrator e Photoshop que são impressos e espalhados pelo departamento CIC/EST, pavilhões, ICC, etc. Uma estratégia interessante é o marketing de guerrilha também, pois aproxima a empresa dos possíveis candidatos e é uma abordagem mais direta.
Inscrições:
Junto com a divulgação começam as inscrições, que podem ser feitas pelo sistema do Processo Seletivo, um form que será divulgado no material de divulgação. Podem se inscrever os alunos (de todos os semestres) dos cursos Ciência da Computação Bacharelado, Computação Licenciatura e Engenharia da Computação, segundo o Estatuto da CJR.
É importante coletar dados como nome completo, curso, semestre, email e telefone, para entrar em contato com o candidato no futuro.
Seleção:
A seleção não precisa seguir um padrão fixo, já foram utilizadas dinâmicas, coding dojo, entre outros para selecionar os novos trainees, contudo o que foi mais efetivo foram as dinâmicas e a palestra institucional obrigatórias, onde o candidato precisa frequentar esses eventos para que possa entrar no Processo Trainee (onde lá será avaliado e poderá ser eliminado). Devido ao melhor desempenho desse útimo método, ele tem sido utilizado nos útimos processos seletivos.
Entrevistas:
Por fim, as entrevistas servem para coletar dados pessoais do candidato, sanar suas dúvidas e coletar alguns indicadores para análises posteriores. Ao entrevistar o candidato, é bom situá-lo sobre o funcionamento e as etapas do PS e do PT, pois muitos candidatos nunca participaram de um processo seletivo. Na pasta do Google Drive do NUT temos alguns modelos de entrevistas na pasta do PS.
Procedimentos
O procedimento para a realização das entrevistas é o seguinte:
No começo do processo seletivo, será criado um canal no Slack para a comunicação dos entrevistadores e para o recebimento de notificações de novos inscritos;
No momento que o candidato responde o formulário de inscrição, é gerada uma entrada na planilha de incritos, contendo os dados do candidato;
O entrevistador deve conferir a planilha, em busca de candidatos que não foram entrevistados ainda;
Após o candidato ser escolhido, entrevistador adiciona seu nome no campo 'entrevistador', marca como 'Entrou em contato', e entra em contato via WhatsApp ou email para marcar a entrevista;
Após confirmar a data e hora da entrevista, mudar o campo 'Entrou em contato' para 'Entrevista marcada' e avisar no canal do Slack com uma mensagem no seguinte formato:
Como é possível ver no modelo, as entrevistas devem ser feitas sempre em dupla;
Antes de começar a entrevista, é bom conversar um pouco com o candidato para quebrar o gelo e deixá-lo mais tranquilo;
Antes de iniciar a entrevista ainda, criar uma cópia do modelo da entrevista, e renomear para o nome do candidato;
Um dos motivos da dupla é aumentar o dinamismo da entrevista, pois enquanto um faz as perguntas, o outro vai digitando as respostas na planilha do candidato;
Após a entrevista, a dupla de entrevistadores deve fazer uma breve análise sobre o candidato e a entrevista;
Não esquecer de preencher a planilha de Feedback e alterar o status para 'Entrevista Realizada' na planilha de inscritos;
Palestra Institucional
O objetivo da palestra institucional é apresentar para os futuros trainees a empresa. Essa parte do PS fica a cargo da Presidência e dos líderes dos núcleos. Por parte da NUT, fica a tarefa de fazer a chamada dos candidatos, já que é uma tarefa obrigatória para o PS.
Dinâmicas de Grupo
As dinâmicas de grupo servem para encontrar de forma mais precisa os traços que esperamos dos candidatos, como liderança, comunicação e proatividade. Nessa fase é importante que o candidato mostre que consegue superar seus pontos negativos e/ou limitações para conseguir um bom desempenho para o grupo. O ideal é que a quantidade de avaliadores não seja muito menor do que a de grupos. Antes da realização das dinâmicas, devem ser decididas quais são as características do candidato ideal, para que sejam escolhidas dinâmicas que evidenciem essas características. A realização das dinâmicas é feita após o encerramento das entrevistas. São feitas, geralmente em 2 dias consecutivos nos horários próximos de 12h-13h e 18h-19h. Cada candidato deve escolher entre um dos 4 horários possíveis para participar.
Links Úteis
Pasta da NUT PS/PT -> https://drive.google.com/open?id=1J5jVvtomzl5Vl2B6H0X5focPDGgpuOxP
Last updated